terça-feira, 23 de agosto de 2016

O seu quadril estala? "Snapping hip syndrome"ou "quadril que estala"

Essa síndrome pode se apresentar de duas formas:
a) de origem externa - snapping ou estalo provocado pelo atrito da banda iliotibial ou grande glúteo sobre o grande trocanter (eminência óssea do lado externo do femur).
b) de origem interna - snapping ou estalo provocado pelo atrito entre o tendão do psoas-ilíaco(que passa pela face anterior da articulação coxo-femural ) e a eminência ileo-pectinea (ilíaco) ou a espinha ilíaca antero-inferior ou mesmo com face anterior da cápsula articular onde existe uma bursa  (estrutura que minimiza as forças de fricção).
Neste tipo de síndrome de origem mais interna é necessário descartar outro tipo de lesões como a lesão do lábrum (cartilagem que reveste a borda da cavidade acetabular, onde o fêmur se encaixa) e de corpos livres intra-articulares (se houver antecedentes traumáticos) ou mesmo patologia degenerativa da articulação coxo-femural, principalmente no caso de bailarinos ou atletas seniores.
Como em todas as casos aonde não se tem certeza da causa, é necessário se pensar em prevenção, pois apesar deinicialmente ser uma condição que não provoca dores, pode causar bursites  ou tendinopatias (tenossinovite do psoas-ilíaco na região antero-medial do quadril, ou do tensor da fascia-lata, na região antero-lateral do quadril, que já apresentam dor e  algumas limitações funcionais.
Os fatores que podem levar ao seu aparecimento são:
- alterações posturais - coxa vara, hiper lordose lombar ou sua retificação;
- encurtamentos adaptativos do tensor da fascia-lata (banda ílio-tibial) e ou do psoas-ilíaco;
- perda de sinergismo muscular entre os músculos do complexo do quadril, e lombo-pélvico.

Mais uma vez o papel da prevenção é fundamental.
Se voce ouve estalos no seu quadril, procure um médico, que fará um diagnóstico clínico e depois um fisioterapeuta que fará um diagnóstico físico-funcional e elaborará um programa de tratamento, deixando-o(a) assim cercado(a) dos cuidados nescessários.

Fazendo um trocadilho : "Ouça" sempre o seu corpo e cuide-se com o carinho e atenção merecidos!

fonte: Dra. Patricia Italo Mentges

Nenhum comentário:

Postar um comentário