quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Hipercalórico: Como tomar, pra que serve e 2 receitas caseiras

O que é? Para que serve?

Basicamente, os hipercalóricos são suplementos energéticos que possuem como função principal oferece um suporte calórico diário suficiente.
Eles são usados, principalmente, por praticantes de atividades físicas que desejam conseguir ganho de massa corporal em pouco tempo (não importa se de massa magra ou gorda).
Normalmente, pessoas que possuem dificuldade em ganhar peso por ter um metabolismo muito acelerado são os maiores adeptos desses suplementos.

Composição

Eles são compostos por proteínas de alto valor biológico, aminoácidos com lipídeos (aqueles considerados bons para o consumo como o ômega-3 e ômega-6), por vitaminas e sais minerais de maneira opcional e como componente principal temos os carboidratos em elevada concentração.
Estes carboidratos podem ser simples (de alto índice glicêmico), complexos ou uma mistura dos dois tipos. Os hipercalóricos também possuem altas concentrações de proteína o que ajuda no crescimento dos músculos e da hipertrofia muscular.

Os benefícios do hipercalórico são:

  • aumento do peso, tanto em percentual de gordura quanto de massa magra;
  • reconstrução e ganho de massa muscular;
  • balanço energético da dieta;
  • melhor desempenho durante os treinos.
Associação com a musculação
Esse suplemento é um dos mais consumidos nas academias. Em um estudo realizado com jovens com idade entre 15 e 25 anos que frequentavam academias na cidade de São Paulo, 81% dos participantes afirmaram que consumiam suplementos hipercalóricos. Os maiores consumidores dessa substância, segundo a pesquisa, são do sexo masculino.
Para aqueles que usam o hipercalórico juntamente com o treino de musculação tendem a ganhar mais massa magra do que aumento de tecido adiposo.
O carboidrato é utilizado como fonte de energia durante os treinos e como está em alta concentração é possível manter o treino por mais tempo. Assim, você conseguirá fazer um tempo maior de treino e, consequentemente, pode garantir maior hipertrofia.

Que horário e como tomar o Hipercálorico

Não há um consenso entre os profissionais sobre qual o melhor momento para ingerir o hipercalórico. A recomendação é que esse suplemento seja consumido junto com alguma refeição que tenha baixo valor nutricional e não será capaz de oferecer o suporte necessário para os treinos.
Não é aconselhável substitui-lo pelas refeições. O hipercalórico é comercializado na forma de pó e pode ser misturado com água, suco, shakes, vitaminas de frutas, nos lanches ou no café da manhã.
Para aqueles que fazem musculação e usam o hipercalórico como único suplemento, o ideal é que seja consumido imediatamente após o treino misturado como água. Porém, o Whey Protein continua sendo a melhor opção para esse momento. Misturar com leite também é uma boa opção já que aumentaria o aporte de proteínas. De preferência, escolha o leite desnatado.
Na maioria das embalagens desse suplemento, vem informado a dose recomenda.

Para quem é indicado?

Indicado para indivíduos que estão iniciando agora na musculação e estão abaixo do seu peso, também para outros esportistas que gastam muitas calorias durante seus treinos e praticantes de algum tipo de arte marcial, usam os hipercalóricos como energizantes. 
Ectomorfos que na maioria se caracterizam por baixo peso e dificuldades de ganhar massa muscular, devido ao seu metabolismo ser muito rápido e a queima de calorias ser mais intensa, também tem encontrado nos hipercalóricos um auxilio para hipertrofia.
Após o individuo atingir o peso ideal, o mais indicado é ele substituir os hipercalóricos pela Whey Protein e dextrose. Já que como pode ser visto na composição nutricional dos hipercalóricos, eles possuem grande quantidade de maltodextrina, carboidrato de alto índice glicêmico, que em excesso, pode causar o acúmulo de gordura. 

Contraindicações e efeitos colaterais

A primeira informação importante a saber é que todo hipercalórico, assim como todos os outros suplementos, só devem ser usados segundo prescrição do nutricionista. Esse tipo de suplemento possui uma quantidade de calorias variável a depender do fabricante. Então, sem a ajuda de um profissional você pode estar ingerindo muito mais ou muito menos do que realmente precisa.
Ele não é indicado para qualquer pessoa. Se você é saudável e não possui nenhuma alteração no metabolismo, uma dieta balanceada é ainda a melhor opção. Além do mais, é ideal que o consumidor esteja praticando exercícios físicos de maneira intensa e que querem aumentar muito a sua massa magra.
Pessoas com problemas hepáticos ou renais devem tomar cuidado pois o excesso de proteínas sobrecarregam esses órgãos. 
Pessoas com diabetes ou que tenha propensão para o desenvolvimento da doença, devem consultar um médico primeiro.

Engorda? Faz mal?

Os carboidratos (principal componente dos hipercalóricos) em excesso além de engordar, também podem causar consequências negativas para a saúde. Num primeiro momento, o hipercalórico podem causar uma elevação nas taxas de insulina e, num segundo momento, pode ocorrer o efeito rebote e hipoglicemia. Muito carboidrato pode causar náusea, vômito e até mesmo diarreia.
Novamente a importância de tomar esse ou qual outro suplemento seguindo orientações de um profissional. Para poder indicar a quantidade ideal para seu caso. Se tomar a quantidade adequada, o hipercalórico não irá fazer mal e nem engordar. 

Devo tomar nos dias que não treinar?

Não é recomendado. Como o gasto calórico será bem menor se comparado aos dias de treino, e os hipercalóricos contém grande quantidade de calorias por causa dos carboidratos e gorduras em sua composição, tomando eles em dias que não for treinar, acabará acarretando um maior acúmulo gordura. Tente manter apenas a alimentação da dieta equilibrada nos dias de descanso.

Receitas com hipercalórico caseiro


Os hipercalóricos podem ser um pouco caros e pesar no bolso de alguns, principalmente se você utiliza outros suplementos. Hipercalóricos caseiros são fáceis de fazer e muito mais baratos. Você pode utilizar vários alimentos para fazer a receita como manteiga de amendoim, queijo cottage, frutas congeladas, iogurte, maltodextrina, dextrose, óleo de coco, aveia, entre outros.
Veja algumas receitas abaixo:
Receita 1
Ingredientes:
  • 1 banana média;
  • 2 colheres de sopa de amendoim torrado moído;
  • 40 gramas de maltodextrina;
  • 40 gramas de aveia (4 colheres de sopa);
  • 400 ml de leite integral ou, para quem tem intolerância à lactose, leite de coco;
  • uma medida de Whey Protein  (melhor custo x benefício);
Como fazer: bata tudo no liquidificador.
Calorias totais: 945 kcal por dose.
Receita 2
Ingredientes:
  • 2kg de farinha de aveia;
  • 1kg de achocolatado;
  • 500 gramas de whey protein (pode ser substituído por albumina proteína da clara do ovo);
  • 500 gramas de amendoim;
Como fazer: bata tudo no liquidificador.
Para cada porção de 140 gramas (equivalente a 6 colheres de sopa):
  • Calorias totais: 555 kcal;
  • Carboidratos: 76 gramas;
  • Proteínas: 30 gramas;
  • Gorduras: 15 gramas;

Antes e depois – Quais os resultados?

Ajude os próximos leitores e deixe seu relato falando do antes e depois de tomar o hipercalórico. Quais foram os resultados, qual marca tomou, como estava a dieta e outras informações relevantes. Utilize nossa área de comentários abaixo. Todos agradecem! 😀
ReferênciasHIRSCHBRUCH, Marcia Daskal; FISBERG, Mauro; MOCHIZUKI, Luis. Consumo de suplementos por jovens frequentadores de academias de ginástica em São Paulo. Rev Bras Med Esporte, Niterói, v. 14,n. 6, dez. 2008. Disponível em Scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922008000600013&lng=pt&nrm=isoAcessos em 03 dez. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922008000600013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário