Para ganhar massa muscular, é necessário que a síntese proteica seja maior que os processos de catabolismo muscular. Então é importante que o aluno entenda como acontece o processo de síntese proteica.
As proteínas são o principal componente da fibra muscular, daí o valor da síntese proteica para a hipertrofia muscular. O nosso DNA (O ENGENHEIRO) contém as informações necessárias para sintetizar todas as proteínas do nosso corpo.
No entanto, a escolha de qual proteína será sintetizada depende das necessidades do organismo. Por isso o programa de treino deve ter uma estrutura lógica que atinja um objetivo específico.
Como o processo acontece
Para que ocorra a hipertrofia muscular, o corpo aumenta a síntese de miosina e actina. Por outro lado, caso seja necessário melhorar a capacidade oxidativa (resistência aeróbia), serão sintetizadas proteínas mitocondriais.
Se o seu corpo tiver que decidir, ele vai inibir o ganho de força e vai estimular o ganho de resistência. Então crescer a perna e correr não da certo.
Para a síntese de proteínas, alguns componentes são essenciais, dentre os quais destacaremos:
- RNA mensageiro (RNAm)
- RNA transportador (RNAt) – transporta os aminoácidos,
- RNA polimerase – enzima que inicia a cópia da sequência de bases do DNA, formando o RNAm,
- Ribossomos – local onde a ocorre a produção das proteínas
Fase de projeto da síntese proteica
Através do estímulo do treino (Musculação) e da disponibilidade de energia (carboidratos) o corpo começa a fase de transcrição proteica. Nessa fase uma parte do DNA é copiada para o RNAm com a mediação da enzima RNA polimerase.
Confira mais artigos sobre:
- Hipertrofia muscular
- Treinos
- Receitas para hipertrofia e definição muscular
- Depoimentos dos clientes
Fase de construção da síntese proteica
Depois de construir o esqueleto da proteína, o RNAm sai do núcleo celular e migra para o citoplasma. Nessa etapa o RNAm sai do núcleo e liga-se a um ribossomo para receber os aminoácidos e finalizar a construção muscular.
Conclusão da síntese proteica
Como na reforma de um muro, a fibra recebe os aminoácidos (blocos) e encaixa aonde tinha acontecido a lesão muscular (buracos). Então podemos resumir a síntese proteica da seguinte forma:
- Uma determinada sequência de bases no DNA é transcrita como um RNAm
- Cuja mensagem é traduzida em uma sequência de aminoácidos transportados pelo RNAt, dando origem a uma proteína.
Em um organismo maduro saudável, a síntese proteica ocorre constantemente em taxas proporcionais à degradação (tunrover), ou seja, a todo momento se está destruindo e construindo proteínas, em uma taxa estimada de 1,2% ao dia (Atherton & Smith, 2012).
O que serve para renovar suas estruturas, substituindo tecidos velhos por novos. Porém diante de estímulos adequados a síntese excederá a degradação, ocasionando balanço positivo com consequente a hipertrofia muscular.
É importante lembrar que a musculação aumenta a síntese de proteínas contrateis como a miosina de cadeia pesada. Já o treino aeróbio aumenta a síntese proteica mitocondrial, mas se o corpo for obrigado a fazer os dois a síntese miofibrilar será prejudicada (Wilkinson et al., 2008).
Conclusão
Espero que esse post tenha ajudado, e se precisar de ajuda nos seu programas de treino, contrate nossa consultoria online que nossa equipe está preparada para te ajudar a conquistar seu objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário