Quando a pressão está alta, acima de 14 por 9, e é acompanhada de outros sintomas como dor de cabeça muito forte, enjôo, visão embaçada e tonturas deve-se tomar o remédio indicado pelo cardiologista e ir ao pronto-socorroporque esta pode ser uma situação de emergência médica.
No entanto, se não é hipertenso e a pressão estiver alta, sem nenhum outro sintoma é aconselhado tentar relaxar um pouco e esperar 1 hora para medir a pressão novamente e se a pressão ainda estiver alta deve-se marcar uma consulta com um cardiologista.
A pressão alta costuma ser uma doença crônica que merece uma atenção especial, pois é silenciosa e perigosa porque, normalmente, só manifesta sintomas quando atinge valores muito altos, colocando em risco a vida do paciente. Mas a hipertensão pode ser controlada com o uso de medicamentos, alimentação pobre em sal e em gordura, além da prática regular de exercícios físicos.
O que fazer para controlar a pressão alta
Para controlar a pressão alta, evitando suas complicações, o hipertenso deve medir a pressão arterial todas as semanas, anotando seus valores para mostrar ao cardiologista nas consultas porque assim o médico consegue ter uma melhor percepção de como a pressão se comporta e pode indicar o tratamento mais adequado. Algumas atitudes que se pode tomar para controlar a pressão podem ser:
- Emagrecer, mantendo o peso ideal;
- Fazer uma dieta com pouco sal;
- Praticar exercícios físicos
- Deixar de fumar, se for o caso;
- Evitar ambientes estressantes;
- Tomar sempre o medicamento que o médico indicar.
Um tratamento caseiro eficaz, para controlar a pressão alta é o suco de laranja com berinjela. Deve-se bater no liquidificador meia berinjela com 1 copo de suco natural de laranja e coar a seguir. É recomendado beber este suco todas as manhãs, no café da manhã.
Assista este vídeo para saber o que fazer para baixar a pressão alta:
Nenhum comentário:
Postar um comentário