Pessoas loucas por perderem peso mais rapidamente têm uma preocupação em comum: qual o melhor horário para malhar? Na verdade, nosso organismo funciona de modo cíclico ao longo do dia, o que é denominado Ritmo Circadiano, mais conhecido como Relógio Biológico. Ou seja, há poucas diferenças entre um período e outro, sendo que o importante é adequar os exercícios físicos ao horário em que você se sente mais disposta, pois cada pessoa tem o seu ritmo. Entretanto, geralmente os corpos funcionam do modo escrito abaixo, confira:
Manhã
Quando praticamos atividades físicas durante a manhã, sentimo-nos muito mais dispostos durante todo o dia, pois elas liberam endorfina, substância do prazer. Assim, esses praticantes têm mais pique para enfrentar os problemas cotidianos e ainda ficam mais bem-humorados. Além disso, o corpo pode se recuperar com mais rapidez, já que muitas refeições estão previstas até a hora do descanso.
Por outro lado, é necessário ter cuidado com a alimentação realizada antes dos exercícios, pois se for inadequada, poderá causar enjôos, fraquezas e até desmaios. Portanto, antes de colocar os tênis e a roupa de ginástica, prepare um café da manhã de rei, contendo todos os grupos da pirâmide alimentar: carboidratos, fibras, gorduras e proteínas, afinal, a malhação provoca a queima de glicose, o que causa a hipoglicemia. Porém, não saia correndo para a academia logo após se deliciar na mesa, pois isso acarretará indigestão, náuseas e refluxos gástricos. Então, espere no mínimo 1 hora para começar o treino e se o seu café for um pouco pesado, 2 horas são o suficiente.
Tarde
De acordo com alguns especialistas, esse é o melhor período para se perder peso malhando, pois a temperatura corporal e os níveis hormonais alcançam os seus picos entre as 16 e as 19 horas. Por isso, os músculos tornam-se mais flexíveis e produzem maior quantidade de testosterona, hormônio responsável pela construção muscular, e também do cortisol, que estimula a quebra de gorduras e acaba com o estresse físico.
Contudo, essas vantagens do período vespertino são percebidas apenas nos treinos anaeróbicos, como a musculação. Sendo assim, não há diferenças perceptíveis nos exercícios aeróbicos realizados durante a tarde como andar de bicicleta, caminhar e correr.
Noite
Muitos especialistas recomendam praticar exercícios físicos durante a noite para que o sono seja mais calmo e tranquilo. Entretanto, não é o que acontece com algumas pessoas. Isso acontece porque esse tipo de atividade libera grandes quantidades de endorfina, hormônio que gera euforia, o que prejudica a chegada do sono. Porém, se esse é o único período que você tem para malhar, espere 2 ou 3 horas para ir para a cama, e não se esqueça de fazer bastante relaxamento com a respiração.
fonte: dicasdeperdepeso
Nenhum comentário:
Postar um comentário