quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Crepioca Fit Para Emagrecer – O Que é, Como Fazer, Calorias, Receitas e Dicas

A crepioca fit virou moda há algum tempo entre as blogueiras, atletas, frequentadores de academia, esportistas e outras pessoas que se preocupam com a saúde e a estética. Isso porque essa massa diferente é uma delícia, saudável e ainda ajuda a emagrecer sem culpa.



A crepioca fit promove mais saciedade, sendo assim um ótimo aliado da perda de peso, podendo ser consumido nos cafés da manhã ou nos lanches da manhã e tarde. Assim, por dar saciedade, ela inibe a fome e controla o apetite das refeições principais e ainda potencializa o ganho de massa magra por ter mais proteína do que a goma de mandioca tradicional encontrada na tapioca.

O que é – Diferença entre crepioca e tapioca

A crepioca se diferencia da tapioca por alguns motivos. A crepioca pode ser preparada de duas maneiras basicamente: unindo a farinha de goma de mandioca com ovo ou leite, fazendo com que a massa fique mais encorpada, “cheinha”, com aspecto de crepe realmente.
A opção com ovo aumenta ainda mais os níveis de proteína dessa receita devido à clara de ovo ser um fonte de proteína e também saciante. Assim, ajuda na força do treino e ganho de massa magra. Sabe-se que é rica em vitaminas do complexo B, potássio e ferro, além de aumentar a saciedade, melhora da disposição energética, otimiza a concentração e atua no combate à flacidez da pele por produzir colágeno.

A opção de crepioca fit com leite fornece mais cálcio para o corpo, fortalecendo mais os ossos, porém deve-se escolher o leite desnatado para reduzir os níveis de gordura do leite absorvidos pelo corpo. Alternativas mais saudáveis são o leite de amêndoas, castanhas ou soja.
A crepioca fit pode ser consumida uma vez ao dia, no pré ou pós treino para potencializar a performance ou ajudar na recuperação muscular no caso do pós-treino. A tapioca se diferencia da crepioca fit por ser apenas a farinha de goma de mandioca recheada, sem a mistura com ovo ou leite. Por isso, é menos substanciosa do que a crepioca, mas é também uma opção interessante para quem quer se manter em forma e evitar os quilos a mais.

Como fazer

Para fazer a crepioca fit você precisa basicamente de uma frigideira antiaderente para que a mistura não grude na panela, sendo assim dispensável o uso de manteiga, azeite ou óleo para untar. Se for necessário untar, utilize óleo de coco ou outro saudável. Assim, fica mais fácil dourar a massa dos dois lados sem grudar no fundo da panela, uma vez que a massa é fininha. Além disso você precisa da farinha de mandioca e um ovo ou leite (desnatado, de amêndoas, castanhas ou soja).

Para fazer a crepioca fit com ovo, basta bater bem o ovo com a clara com duas colheres de sopa cheia de farinha de tapioca peneirada. Depois que estiver bem misturada, basta acionar o fogo da frigideira (mantenha o fogo baixo para não queimar a massa) e despeje a mistura na frigideira antiaderente levemente quente. Deixe por alguns segundos e vire para dourar do outro lado. A receita é simples e rápida. Após isso já pode ser recheada com o sabor à escolha.
Para fazer a crepioca fit com leite basta substituir o ovo por 50 ml de leite e adicionar duas colheres de sopa cheia de farinha de tapioca peneirada. Depois que estiver bem misturada, basta acionar o fogo da frigideira (mantenha o fogo baixo para não queimar a massa) e despeje a mistura na frigideira antiaderente levemente quente. Deixe por alguns segundos e vire para dourar do outro lado.

Se você for adepto de esportes ou academia e utilizar suplementação, você pode adicionar um pouco de whey protein à massa para dar um upgrade à receita.

Calorias

A crepioca fit é uma comida funcional e leve, pois trata-se apenas de uma massa fina, sem adição de açúcar e sal e com baixa calorias. Sabe-se que são apenas 160 calorias, além do recheio que fica à escolha de cada um.

Para manter sua crepioca fit saudável, deve-se optar por recheios mais saudáveis com base em saladas como alface, tomate ou algumas proteínas de baixo teor de calorias e nutritivas, como é o caso do frango desfiado, salmão e atum.

Veja as calorias e informações nutricionais da uma crepioca fit padrão sem recheio (mistura de um ovo e duas colheres de farinha de tapioca):
Calorias160Sódio0 mg
Gorduras Totais9 gPotássio0 mg
Gorduras Saturadas0 gTotal Carbs1 g
Gorduras Poliinsaturadas0 gFibras0 g
Gorduras Monoinsaturadas0 gAçúcar0 g
Trans0 gProteína10 g
Colesterol0 mg

Receitas Doces e Salgadas


– Receita de Crepioca fit de atum com requeijão
  • 2 colheres de goma de tapioca;
  • 1 ovo ou 50 ml de leite.
Para o recheio:
  • 1 colher de requeijão light;
  • 2 colheres de atum.

– Receita de Crepioca fit de brócolis
  • 2 colheres de goma de tapioca;
  • 1 ovo ou 50 ml de leite.
  • Para o recheio:
    • Queijo cottage picado à vontade;
    • Brócolis picado.

    – Receita de Crepioca fit de rúcula
    • 2 colheres de goma de tapioca;
    • 1 ovo ou 50 ml de leite.
    Para o recheio:
    4 colheres de sopa de frango desfiado;
    • ½ tomate picado;
    • 2 colheres de milho.

    – Receita de Crepioca fit de frutas vermelhas
    • 2 colheres de goma de tapioca;
    • 1 ovo ou 50 ml de leite.
    Para o recheio:
    • 2 morangos picados;
    • 2 framboesas picadas;
    • 2 amoras picadas;
    • Mel para adoçar.

    – Receita de Crepioca fit de banana com canela
    • 1 colher da goma de tapioca;
    • 1 ovo ou 50 ml de leite;
    • 1 sachê de adoçante sucralose;
    • 1 colher de chá de cacau em pó;
    Para o recheio:
    • 1/2 banana nanica picada e canela em pó. 

    Receita de Crepioca fit de chocolate
    • 1 colher da goma de tapioca;
    • 1 ovo ou 50 ml de leite;
    • 1 sachê de adoçante sucralose;
    • 1 colher de whey protein.
    Para o recheio:
    • Chocolate amargo ou uma colher de cacau em pó.

    Dicas

    Os melhores recheios saudáveis para a crepioca fit são: o queijo cottage que possui baixa caloria e é considerado um dos queijos brancos mais magros; o peito de peru com queijo branco ou folhas verdes, requeijão light com milho; banana com mel para adoçar ou canela para acelerar o metabolismo; frutas vermelhas picadas com mel; frango desfiado temperado com especiarias (evite usar sal), atum ou salmão temperad; ou o vegetariano, apenas com legumes ou verduras.
    A crepioca fit pode ser apresentada de diferentes formas. A mais tradicional é a dobrada na forma de meia lua, mas se preferir pode ser servida aberta para ser consumida com garfo e faca como se fosse uma pizza ou enrolada no recheio como uma panqueca italiana, um kebab árabe ou burrito mexicano.
    Outra ideia é preparar trouxinhas ou cones semelhantes a um temaki ou até mesmo cortar em tiras para servir em rodelinhas parecidas com o sushi. É uma massa versátil que, quando preparada com esmero, fica um prato realmente atraente, formando inclusive opções de receitas sofisticadas e saudáveis para servir às visitas.
    Se você quiser dar uma saborizada ou temperada na massa salgada da crepioca, você pode adicionar orégano, manjericão, cebolinha, linhaça, pimenta ou outro tempero ou especiaria do seu gosto. Esses mesmos temperos podem ser colocados junto do recheio ao invés de ser usado na massa, ficando à escolha de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário