segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Atividade física como aliada para largar o cigarro


Treinar regularmente diminui os efeitos da nicotina e melhora a saúde do ex-fumante

Todos os anos, milhares de pessoas no mundo morrem em decorrência das doenças causadas pelo tabagismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) são mais de 5 milhões de mortes por ano, mais de 13 mil por dia. Esse mal é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Hoje é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, e nós temos um papel fundamental na orientação e defesa da saúde através da conscientização contra o uso do cigarro.
A prática de exercícios físicos regulares, aliada a uma boa alimentação interfere positivamente na qualidade de vida do indivíduo, diminuindo os efeitos negativos do cigarro e contribuindo para que os fumantes larguem o vício diminuindo a dependência da nicotina. Segundo especialistas, a ansiedade que o ex-fumante se depara ao largar o cigarro provoca irritabilidade, aumento de peso, entre outros efeitos, e esses efeitos podem ser combatidos com a prática de atividades físicas.
Eligius Thoen, ex-fumante e aluno Personalle Fitness encontrou na atividade física uma oportunidade de rejuvenescer. O estímulo para largar o vício de forma definitiva foram as sessões de Pilates que realiza a pouco mais de um mês na academia, além do acompanhamento dos profissionais. Após anos fazendo uso do cigarro, Eligius decidiu se livrar da dependência do tabaco. “Encontrei na prática de exercícios físicos, uma nova rotina que me permitiu começar a viver melhor largando o cigarro de forma definitiva”, disse.
São quatro os principais benefícios da prática de atividades física para ex-fumantes:
Melhora no condicionamento físico. Os fumantes sobrecarregam seus pulmões com as substâncias ruins do cigarro e, ao começar a treinar, melhoram suas condições respiratórias, aumentando sua força muscular e resistência.
Diminuição do risco de doenças relacionadas ao fumo. Assim como a melhora do condicionamento físico, as atividades físicas regulares contribuem para reduzir o risco de doenças respiratórias e circulatórias.
Manutenção do peso corporal. Ao parar de fumar, o indivíduo passa a ganhar peso com maior facilidade, seja por ansiedade decorrente da falta de nicotina, seja pela ausência de atividades físicas. Nesse caso, os exercícios contribuem para manter o peso do ex-fumante, melhorando seus níveis de imunidade, diminuindo níveis de gordura e aumento a massa magra.
Combate o estresse. O cigarro é bastante usado para “desestressar”. É como se fosse uma válvula de escape e, ao parar de fumar, o indivíduo sente falta desse hábito. Assim, o treino se torna um aliado contribuindo para descarregar os níveis de estresse. Pois eleva a produção de Serotonina, entre outros hormônios que causam a sensação de prazer e relaxamento.
O Dia Mundial Sem Tabaco*
O Dia Mundial sem Tabaco (31/05) foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1987 como um alerta sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Dados da própria entidade se referem a uma epidemia global do tabaco que mata quase 6 milhões de pessoas todos os anos. Dessas, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes).
A previsão do órgão é que, se nada for feito, o mundo passe a registrar mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030, sendo que mais de 80% delas devem atingir pessoas que vivem em países de baixa e média renda.
*Com informações da EBC Serviços


Nenhum comentário:

Postar um comentário