O agachamento é um exercício básico para os membros inferiores utilizado por culturistas, powerlifters, halterofilistas e aficionados do ginásio.
Como atinge vários músculos e articulações ao mesmo tempo, é considerado um exercício composto. Quando incluído num plano de treino, temos diferentes variantes a ter em conta consoante os nossos objetivos. Desde o agachamento convencional, agachamento frontal, agachamento goblet, agachamento unilateral ou agachamento sumo.
O agachamento sumo é uma variante do agachamento convencional, em que difere na posição dos pés e pernas, o que irá traduzir-se numa diferente forma de trabalhar os músculos das pernas.
Diferença entre agachamento sumo e o agachamento convencional
Como foi dito acima, a diferença entre estes dois exercícios na execução passa pela posição dos pés. Num agachamento convencional devemos posicionar os pés um pouco mais afastados que a largura dos ombros, e ligeiramente virados para fora. Durante um achamento sumo, os pés devem estar bem afastados entre eles e virados para fora de forma acentuada.
A grande diferença nos músculos recrutados está relacionada com a grande ênfase dada aos adutores e glúteos.
Ao realizarmos o agachamento sumo também iremos recrutar o core de diferente forma, permitindo um fortalecimento do mesmo.
Cuidados a ter durante a realização de um agachamento sumo
Antes de experimentares esta variação, é realmente importante que já tenhas assimilado e consolidado por completo o treino de agachamento convencional. Apenas depois disso deves partir para outros exercícios que derivem desse.
Vais precisar de uma flexibilidade extra para este exercício nos membros inferiores. Dá também uma particular atenção ao aquecimento da parte interna da coxa para evitares lesões.
Como realizar o agachamento sumo?
O agachamento sumo pode ser realizado vulgarmente de duas formas: com barra ou com halter.
Agachamento sumo com barra
Este movimento é em todo semelhante a um agachamento convencional, com a diferença da posição das pernas e pés, como é visível na imagem acima.
Agachamento sumo com halter
O agachamento sumo com halter é um pouco diferente na sua execução. Devemos subir para dois steps que devem estar paralelos. Com o mesmo posicionamento dos pés e pernas do agachamento sumo com barra, em vez de termos a barra posicionada nas costas, agarramos um halter junto ao corpo.
Conclusão
É um movimento a ter em conta, pois irá recrutar músculos de forma diferente que um agachamento convencional. Iremos conseguir um forte recrutamento dos adutores que o agachamento convencional não nos dá, além de um de recrutarmos diferentes músculos auxiliares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário