Corpo enxuto e músculos definidos são os desejos de muitas pessoas, principalmente quando se aproxima a época de festas e o verão. Em alguns casos, muitos indivíduos fazem o uso indiscriminado de anabolizante, principalmente, entre os jovens, preocupados com a forma física. O uso sem prescrição médica de hormônios, mais conhecidos como "bomba", na linguagem popular, para acelerar o crescimento muscular é arriscado e perigoso.
O uso de anabolizantes de forma indiscriminada, com objetivos estéticos, pode gerar efeitos colaterais fatais, pois esses hormônios sobrecarregam o fígado e desequilibram o organismo de forma grave. Além do risco de tumores hepáticos, as consequências podem ser problemas cardiovasculares, impotência, atrofia testicular, falta de libido, acne, elevação do colesterol, aumento da pressão e perda óssea. No caso de mulheres também ocorre alteração no timbre de voz, crescimento excessivo de pelos, crescimento do clitóris e masculinização do rosto e corpo.
Os tumores, associados ao uso de anabolizantes, podem ser benignos ou malignos. Os anabolizantes são medicamentos, indicados para tratamentos específicos, supervisionados e prescritos somente por MÉDICOS, por um período de tempo determinado. São utilizados para tratar desgastes da musculatura e ossos, além de serem prescritos aos portadores de hipogonadismo (homens que sofreram trauma testicular ou que tiveram que retirar os testículos).
No que se diz respeito aos suplementos alimentares, os efeitos prejudiciais também são inúmeros. Os suplementos, o próprio nome já diz, servem para suplementar, complementar, algum nutriente que esteja em falta na alimentação. Uma alimentação balanceada, prescrita por um Nutricionista oferece todos os nutrientes que precisamos no nosso dia a dia, dispensando, a utilização de suplementos.
Os suplementos servem como substitutos, ou seja, se você é vegetariano por exemplo, terá que tomar um suplemento proteico para atingir as necessidades do organismo, caso contrário, pela alimentação já conseguimos atingir essa quantidade. Além do que, excesso de proteínas trazem problemas renais.
Os suplementos não deixam de ser medicamentos. O atendente do balcão não é especialista, ele não sabe o que cada um precisa. O único profissional capacitado para prescrever e acompanhar o uso de suplementos é o NUTRICIONISTA (o professor da academia também não é capacitado).
O ganho de massa muscular adequado, precisa estar associado a uma alimentação balanceada, recomendada por um NUTRICIONISTA. A dieta deve ser complementada com exercícios de hipertrofia (musculação), devidamente acompanhados por EDUCADORES FÍSICOS.
Mateus Ferraz se tornou campeão de fisiculturismo e, aos 23 anos, morreu em Taubaté, no interior de São Paulo. A morte do jovem levantou uma polêmica: existem níveis seguros para o uso de substâncias que ajudam a ganhar músculos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário