Quem pratica musculação já sabe (ou deveria saber) da importância de uma boa dieta para hipertrofia. É fundamental que ela seja bem planejada e que traga para seu organismo, todos os nutrientes necessários. Porém, há alguns alimentos que acabam com a qualidade de sua dieta e caso sejam ingeridos com frequência, podem comprometer fortemente os resultados de seu treino.
Estes alimentos, quando combinados com determinadas situações, produzem um efeito negativo muito forte no organismo. Por isso, selecionamos alguns destes alimentos e vamos te mostrar os alimentos e bebidas que acabam com sua dieta para hipertrofia!
Alimentos que destroem sua dieta para hipertrofia
1- Alimentos ricos em açúcar
Sandro, isso é óbvio! Lógico que os alimentos ricos em açúcar são ruins para o organismo. Na teoria, muita gente sabe disso. O problema é a prática. Alimentos ricos em açúcar são péssimos para sua dieta para hipertrofia. Além de eles gerarem uma carga enorme de produção de insulina, ainda prejudicam seu desempenho.
Alimentos ricos em açúcar, os famosos carboidratos simples, prejudicam a perda de gordura e o metabolismo como um todo.
Além disso, os alimentos ricos em açúcar ainda aceleram o aumento dos depósitos de gordura. Com isso, você perde rendimento e o pior, ainda engorda.
É lógico que comer, vez ou outra, algum alimento que seja rico em açúcar, não vai prejudicar diretamente seu treino. O problema é a frequência alta. Quando você come com alta frequência, diariamente, por exemplo, os alimentos ricos em açúcar, você tem o efeito negativo. Quando estes alimentos são uma exceção, os efeitos negativos são muito menores e as vezes, até imperceptíveis.
O maior problema, neste caso, é que os alimentos ricos em açúcar provocam uma espécie de vício. Com isso, pessoas com dificuldades para controlar a vontade de comer doces, precisam tomar muito cuidado com isso.
2- Sucos altamente industrializados
Muita gente condena os refrigerantes, mas ingere sucos altamente industrializados. Os famosos refrescos ou sucos de caixinha, tem um efeito tão negativo quanto o refrigerante. Eles são abarrotados de açúcar e não tem qualquer qualidade nutricional.
Com isso, eles complementam o item 1 e trazem apenas malefícios para seu corpo. Além da alta taxa de conservantes e de açúcar, estes sucos ainda não trazem as vitaminas que um suco natural traria. Desta maneira, estas bebidas têm apenas malefícios. Não apenas para a hipertrofia, mas também para a sua saúde, evitar estes sucos, é fundamental para você.
Suco da própria fruta ou polpas congeladas são as melhores opções para se consumir. Mas a polpa por ser congelada não perde os nutrientes? Não! Um estudo feito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mostrou que é insignificante as perdas ao congelar, e que a polpa de fruta é uma opção muito saudável.
3- Embutidos
Com o recente escândalo da carne brasileira, o coro contra alguns embutidos, só foi fortalecido. Estes embutidos, na grande maioria dos casos, são feitos com carnes de pouca qualidade e são ricos em sódio (para serem preservados por mais tempo).
Por isso, em sua dieta para a hipertrofia, evite a ingestão constante destes embutidos, sejam eles de carne de frango ou porco.
Caso você goste muito destes embutidos, use-os o mínimo possível. Ainda assim, dependendo da fase em que você se encontra da periodização, mesmo que você goste muito de embutidos, evite-os.
Opte sempre por carnes de boa qualidade, que não sejam altamente ricas em gorduras. Desta maneira, você terá uma biodisponibilidade mais elevada em termos proteicos. Para a síntese destas proteínas, isso é fundamental.
4- Bolachas, cereais matinais e barras de cereais
Tidos por alguns como “alimentos saudáveis”, estes exemplos enganam muitas pessoas. No caso das bolachas, há no mercado algumas opções até integrais e que possuem um layout de “saudável”. Porém, na verdade, são alimentos ricos em açúcar, pobres em termos nutricionais e que apenas trazem malefícios para sua dieta.
No caso dos cereais matinais e barras de cereais, a história se repete. No geral, estes alimentos são ingeridos por pessoas desavisadas, como formas alternativas de manter a dieta. Porém, uma dieta para hipertrofia precisa, antes de tudo, de qualidade nutricional.
Desta maneira, estes alimentos que tem apenas açúcares, conservantes e poucos nutrientes de qualidade, devem ser excluídos de sua dieta.
5- Bebidas alcoólicas
Este é um tema polêmico. Porém, o álcool traz sim, problemas na dieta para a hipertrofia e atrapalha os resultados já conquistados. Já falamos sobre estes problemas neste artigo (Saiba o porquê o álcool atrapalha tanto os resultados na musculação). O álcool tem um grande problema para a dieta para a hipertrofia: ele causa uma desidratação mais acentuada.
É lógico que tomar uma cerveja ou uma taça de vinho moderadamente não vai trazer grandes malefícios. O problema no que se refere ao álcool, está no excesso de ingestão e a frequência.
No geral, indica-se que seja reduzido ao máximo a ingestão de bebidas alcoólicas na dieta para a hipertrofia.
Estes são alguns alimentos e bebidas que devem, ao máximo, serem evitados em sua dieta para a hipertrofia. Perceba que eles no geral, tem uma característica, tem carboidratos de rápida absorção como base e pouco ou nenhum nutriente. Isso é algo que devemos evitar ao máximo em nossa dieta.
Outro elemento, que não fora citado acima, é a terrível combinação de açúcar com gordura. Esta é uma combinação que devemos ao máximo evitar. Ela é altamente maléfica para nossa saúde em geral e prejudica também, os resultados.
Porém também é preciso salientar que a dieta é feita de rotina. Algumas exceções, vez ou outra, não trarão perdas significativas. Beber uma cerveja, em um aniversário ou festa, por exemplo, não vai te fazer perder o que conquistou. Em termos de dieta, o que faz a diferença mesmo é a regra e não a exceção. Sempre procure a orientação de um bom nutricionista! Bons treinos!
Referências:Estudos de pós-graduação comprovam a ação antioxidante e antimutagênica em 23 tipos de frutas brasileiras. www.ucs.br/site/ucs/noticias/1229452727King AC, Byars JA. Alcohol-induced performance impairment in heavy episodic and light social drinkers. J Stud Alcohol. 2004
Weineck, J. Biologia do Esporte. 2ª edição. São Paulo, Manole, 2000.
http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab99/alcool/alcoolorganismo.htm
http://www.cbcm.com.br/modulos/artigos/descricao.php?cod=24
Weineck, J. Biologia do Esporte. 2ª edição. São Paulo, Manole, 2000.
http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab99/alcool/alcoolorganismo.htm
http://www.cbcm.com.br/modulos/artigos/descricao.php?cod=24
Nenhum comentário:
Postar um comentário