O que é Metabolismo:
Metabolismo é um conjunto de transformações e reações químicas através das quais se realizam os processos de síntese degradação (ou decomposição) das células.
Originado a partir do termo grego metábole, que significa “mudança” ou “troca”, o metabolismo acontece com a ajuda de enzimas, por meio de uma cadeia de produtos intermediários.
Este fenômeno está relacionado com três funções que são vitais e que ocorrem no corpo humano: nutrição (inclusão de elementos essenciais no organismo), respiração (oxidação desses elementos essenciais para produção de energia química) e síntese de moléculas estruturais (utilizando a energia produzida).
O processo metabólico se divide em dois grupos denominados anabolismo (reações de síntese) e catabolismo (reações de degradação).
Anabolismo
Anabolismo é a fase metabólica relacionada principalmente com a construção de tecido muscular a partir do consumo de energia.
O anabolismo é chamado de reação de síntese ou de reconstrução e tem como principal consequência a formação de moléculas complexas a partir de moléculas simples.
A estimulação do processo de anabolismo pode ser feita a partir da prática de exercícios e da alimentação rica em proteínas.
Na fase anabólica, durante o período de descanso do corpo, o tecido muscular que é danificado pela prática do exercício é reparado pelo organismo. É a reparação do tecido muscular que ocasiona o desenvolvimento da massa muscular, também chamada de massa magra.
As proteínas consumidas na alimentação são sintetizadas na fase anabólica e se transformam em aminoácidos. Em conjunto com a prática de exercícios eles são os responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento do tecido muscular.
Catabolismo
O catabolismo é o processo inverso. É a formação de moléculas simples a partir da decomposição de moléculas complexas.
É uma reação de quebra ou de degradação molecular e tem como função central o fornecimento de energia para o funcionamento do corpo humano.
O principal exemplo de catabolismo é o processo digestivo. É a partir da digestão que os alimentos ingeridos passam por um processo que os transforma em moléculas simples. O resultado desse processo é a produção de energia.
O processo catabólico e o fornecimento de energia são indispensáveis para a manutenção das funções vitais do corpo humano, como o equilíbrio da temperatura corporal e o controle dos batimentos cardíacos.
Para manter as funções vitais (respiração, batimento cardíaco, temperatura corporal, e etc.), o organismo gasta uma grande quantidade de energia. É o que se chama de metabolismo basal.Catabolismo são reações químicas destrutivas, ou seja, há uma quebra de substâncias. Por exemplo, a quebra da molécula de glicose que é transformada em energia e água.Anabolismo são reações químicas construtivas, ou seja, produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Por exemplo, a síntese de proteínas no tecido muscular a partir de aminoácidos.
O que é Catabolismo:
Catabolismo é uma das etapas do metabolismo e consiste num conjunto de reações químicas que transformam a matéria orgânica absorvida pelos seres vivos em energia. Nesta fase do processo metabólico, as substâncias são degradadas e os nutrientes liberados para, posteriormente, ocorrer a manutenção celular.
O catabolismo é responsável por liberar a energia química dos alimentos consumidos, por exemplo, que será usada em outra etapa do metabolismo para o crescimento e manutenção das células do corpo (anabolismo).
As reações catabólicas são consideradas destrutivas, justamente por servirem para "quebrar" as substâncias, liberando energia e outros nutrientes para o organismo. No entanto, caso a pessoa apresente uma taxa alta de catabolismo, este processo poderá afetar negativamente os depósitos de gordura e músculos, que passam a ser "consumidos" pelas reações catabólicas.
Metabolismo acelerado
Há influência de diversos fatores no metabolismo, por exemplo, genética, idade, sexo, altura, peso, prática de atividade física, entre outros.
O gasto de mais ou menos energia depende desses fatores. Por isso, algumas pessoas são magras e, mesmo comendo de tudo, não engordam. Enquanto outras, enfrentam grandes dificuldades para conseguirem emagrecer.
Emagrecer de forma adequada, implica equilibrar a ingestão de calorias de acordo com o nível de atividade física. Dietas rápidas envolvem a perda de gorduras, mas também de massa muscular, o que não é conveniente para resultados a longo prazo.
No caso do chamado “metabolismo acelerado”, o organismo processa de modo mais rápido o desgaste das calorias. De acordo com alguns endocrinologistas, quanto maior a aceleração do metabolismo, maior será o gasto calórico.
Neste caso, as pessoas com “metabolismo acelerado” tendem a ter mais dificuldades em ganhar peso, enquanto que os indivíduos com metabolismo lento apresentam dificuldades em perder peso.
Metabolismo basal
Consiste na quantidade de calorias consumidas em vinte quatro horas por um indivíduo que se encontra em repouso absoluto e em jejum (de pelo menos 12 horas), sem haver dano nos órgãos internos do seu corpo.
É medido através do oxigênio consumido ou do dióxido de carbono libertado em um determinado intervalo de tempo. O metabolismo basal varia de acordo com o tamanho da pessoa (é maior quanto menor for a pessoa), da idade (é menor quanto maior for a idade), e do sexo (sendo um pouco menor no caso das mulheres).